Relatório
apresentado a disciplina de psicomotricidade sob orientação da professora
Adriana Travassos aos dezessete dias do mês de Abril do ano de dois mil e doze.
O
estudo pautou-se na pesquisa de campo realizada em sala de aula, de maneira
observacional e participativa. O grupo observador em questão se responsabilizou
por uma criança de sete anos do gênero masculino, o qual foi submetido a uma
bateria de testes. Estes que foram realizados de maneira pratica, aplicadas a
Equilibração, Noção do corpo e Estruturação espaço-temporal, utilizados em
todas as faixas etárias, com base na educação psicomotora de Le Boulch(1987).
Na
chegada foram montadas estratégias para que a criança pudesse se sentir muito a
vontade e liberdade. Sendo este um ponto importante para um bom desenvolvimento
do trabalho psicomotor, o vinculo entre o profissional e o individuo que neste
momento utiliza-se desse serviço. É preciso que a criança sinta-se capaz de
desenvolver as atividades a ele propostas.
Primeiramente
fora contada uma historia do Pinóquio, e a cada momento que a fada ia dando
vida ao menino Pinóquio, a criança ia gesticulando junto. “então ela tocou o
braço direito e ele se mexeu, então tocou o braço esquerdo...”, assim foi até o
fim da historia. Neste primeiro momento foi possível observar que a criança já
tem noção de direita e esquerda.
Como
uma forma de trabalhar-se a coordenação motora, esta que é inteiramente ligada
ao desenvolvimento físico. Neste caso principalmente a coordenação das mãos,
foi realizada com três bolinhas de malabares. Primeiramente a criança se saiu
bem com as duas bolinhas, no entanto quando lhe fora acrescentada uma terceira
bolinha, sentiu dificuldade e desequilibrou-se muitas vezes.
Para
Boulch:
(1987, p.131) “muitos exercícios precedentes
são difíceis de executar, principalmente para a criança de 7 ou 8 anos, em
conseqüência de sua falta relativa de habilidade manual. Os exercícios de
conscientização dos movimentos da Mao e dos dedos, completados pela destreza,
lhe permitem alcançar progressivamente uma melhor coordenação oculomanual.”
Buscando
descobrir qual a dominância lateral da criança, foi entregue a ela uma bexiga,
a qual não deveria cair no chão em hipótese alguma. Foi observado que sua
dominância lateral era a do lado direito, sendo então caracterizado como
destro. Tanto de membros superiores, quanto inferiores. Ao ser-lhe acrescentada
mais uma bexiga e a responsabilidade a mesma, teve mais dificuldade. Porém não
sendo possível dizer que realizou a atividade de maneira insatisfatória.
Conforme
Boulch:
(1987, p.25) “a construção de esquemas motores
complexos envolve, portanto, não apenas uma disponibilidade corporal completa
quer no plano postural como no plano da localização e da dissociação do
movimento, mas também de uma boa percepção e memorização das estruturas
rítmicas.”
E
para finalizar com um exercício de presteza, fora feito um deslocamento com
quatro apoios e agilidade no chão. Inicio de pé, depois se agacha e caminha com
quatro apoios por alguns metros. E durante esse deslocamento foi possível
trabalhar a orientação. Buscando vários obstáculos diferentes, “coloque a Mao
esquerdo na letra A e o pé direito na letra F”, para Boulch (1987, p.155) “os
deslocamentos com quatro apoios apresentam o interesse de desenvolver certa coordenação
global dos quatro membros, de assegurar o desenvolvimento muscular da cintura
escapular, de solicitar uma certa vivacidade e velocidade.”
As
atividades psicomotoras aplicadas foram analisadas segundo aspectos do esquema
corporal como orientação espacial, percepção corporal, a fim de justificar os
aspectos psicomotores trabalhados. É necessário ressaltar que a criança
observada possui um bom desenvolvimento psicomotor.
Autores: Anderson R. Silva, Douglas Roque, Elaine Fonseca, Giseli O. Matioli, Laire Figueira, Leandro G. Figueira e Salete Linard. Farol - Faculdade de Rolim de Moura - Turma Pedagogia III
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