É de suma
importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser
humano, pois desde a vida intrauterina realizamos movimentos com o nosso corpo,
no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento.
A partir
deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, consideramos que
a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover
preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em
situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo
Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do
movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação,
englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla
finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as
possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e
equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”.
Os movimentos
expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão
arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo com uma atitude positiva
de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física e psicológica,
desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos.
Através da
ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social,
processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. É um processo
complexo, em que a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais,
produz nele transformações qualitativas. Para tanto desenvolvimento envolve
aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando a experiência
individual.
O professor
deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na
posição de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito
mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus alunos uma
relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a percepção de
quem é ajudado.
Diante disso,
percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no processo de
ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos
com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
De acordo com
Assunção & Coelho (1997, p 108) a psicomotricidade integra várias técnicas
com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o
com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade
da educação dos movimentos, ao mesmo tempo em que põe em jogo as funções
intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são
manifestações puramente motoras.
Diante desta
visão, as atividades motoras desempenham na vida da criança um papel
importantíssimo, em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais.
Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela
percebe também os meios como quais fará grande parte dos seus contatos sociais.
Portanto, a
educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência
ativa, onde a criança se confronta com o meio. A educação proveniente dos pais
e do âmbito escolar, não tem a finalidade de ensinar à criança comportamentos
motores, mas sim permite exercer uma função de ajustamento individual ou em
grupo.
As atividades
desenvolvidas no grupo favorecem a integração e a socialização das crianças com
o grupo, portanto propicia o desenvolvimento tanto psíquico como motor. Os
movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de
utilização (danças, jogos, esportes...), recebem um destaque especial em nosso
desenvolvimento fisiológico e psicológico.
Com base
neste contexto, percebemos a importância das atividades motoras na educação,
pois elas contribuem para o desenvolvimento global das crianças. Entretanto, as
crianças passam por fases diferentes uma das outras e cada fase exige
atividades propicias para cada determinada faixa etária.
A
psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da
educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno,
sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.
Autora:
Sandra Vaz de Lima
Graduada em Letras/ Inglês
Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clinica/Institucional
Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clinica/Institucional
Fonte de Pesquisa extraída em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-psicomotricidade-na-educacao-infantil-340329.html
arnaldo m. linard
ResponderExcluirficou muito bom nosso blog
Parabéns pelo blog , ficou muito bom :)
ResponderExcluirAss: Sabryna Magalhães
parabens à as pessoas que criaram nosso blog ficou muito bom
ResponderExcluirObrigado a todos, contamos com a coloboração da turma para o bom andamento do BLOG, ajudando nos com conteúdos importantes/interessantes para nosso aprendizado e na divulgação no nosso blog. Para que o mesmo seja uma ferramenta de aprendizado não só para a turma, mas pra todos aqueles que tirarem um tempinho para nos visitarem!
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